Unidades de medida de tempo

Introdução

Rafael e Marcela são primos e costumam se ver nas férias de fim de ano, já que moram em cidades distantes. Em um desses encontros, Marcela se dirigiu a Rafael dizendo o seguinte:

- Marcela: Primo, você sabia que eu tenho exatamente [math] 8 [/math] anos, [math] 55 [/math] dias, [math] 9 [/math] horas e [math] 15 [/math] minutos de vida neste exato momento que  falo com você?

- Rafael: Ah é espertinha! Então me diga quanto equivale todo esse seu "tempo" de vida em minutos. Aposto que não consegue responder?

- Marcela: Pois saiba que aprendi a identificar e converter as medidas de tempo na escola. Aguarde ai que já te dou a resposta!

E agora? Que resposta foi dada por Marcela? Será que é complicado responder? Garanto que ao final desse estudo, você será capaz de descobrir com muita tranquilidade a resposta dada por ela.

Primos estudando medidas de tempo

Como seria nossas vidas sem o tempo? Bom, ruim, indiferente? Consegue imaginar a vida sem ele? Difícil de imaginar não é verdade. Pois é, de fato, o tempo rege as nossas vidas. Daí a necessidade de conhecer e estudar as medidas de tempo.

 

A unidade padrão de medidas de tempo

Relógios - medidas de tempo

São diversas as unidades de medida de tempo conhecidas. A unidade padrão formalizada pelo SI (Sistema Internacional de Unidades) é o segundo. O SI é o órgão oficial que determina as medidas oficiais para que haja um padrão mundial. A partir dessa unidade obtemos todas as outras que também estão relacionadas ao tempo. Assim como ocorreu com medidas de comprimento, foi estipulado uma unidade padrão para facilitar esse aprendizado.

Outras unidades de medida de tempo

Vamos conhecer agora outras unidades de tempo. Talvez você já esteja familiarizado com algumas delas.

Unidade Equivalência
Minuto60 segundos
Hora60 minutos
Dia24 horas
Semana7 dias
Quinzena15 dias
Mês30 dias
Bimestre2 meses
Trimestre3 meses
Quadrimestre4 meses
Semestre6 meses
Ano12 meses
Biênio2 anos
Triênio3 anos
Quadriênio4 anos
Quinquênio ou lustro5 anos
Década ou decênio10 anos
Século100 anos
Milênio1000 anos

Conversões de unidades de medidas de tempo

Como foi observado no item anterior, uma unidade de tempo é equivalente a outra. Daí podemos efetuar conversões sempre que necessário. Vamos aprender como efetuar a conversão entre horas, minutos ou segundos de modo bastante simplificado.

Olhando para a imagem a seguir, perceba que temos dois sentidos indicados pelas setas, direita ou esquerda. Para convertermos um determinado valor dado em horas para minutos, basta multiplicarmos por [math] 60 [/math]. A conversão de minutos para segundo segue essa mesma regra.

Já a conversão de horas em segundos pode ser feita de uma só vez bastando para isso efetuar a multiplicação do valor dado por [math] 3600 \ (60 \times 60) [/math].

Quando a conversão ocorrer de modo inverso, ou seja, de segundos para minutos, ou de minutos para horas, bastará dividirmos o valor por [math] 60 [/math].

Conversões de medidas de tempo

Para facilitar a manipulação com os dados para as conversões. vamos fazer uso de abreviações.

A hora será representada pela letra [math] h [/math].

O minuto será representado por [math] min [/math].

O segundo será representado pela letra [math] s [/math].

Veja o seguinte exemplo:

Converta [math] 2h \ 35min \ 20 s [/math] em segundos

Bem aqui precisamos converter horas e minutos em segundos, e depois somar tudo ao final. Então vamos a conversão de cada um.

Para converter os minutos em segundos, simplesmente multiplicamos o valor dado [math] (35) [/math] por [math] 60 [/math]. Assim temos:

[math] 35 \times 60 = 2100 [/math] segundos

Para converter as horas em segundos multiplicamos o valor dado [math] (1) [/math] por [math] 3600 [/math]. Esse número é resultado da multiplicação de [math] 60 \times 60 [/math]. Assim economizamos tempo ao invés de primeiro transformar horas em minutos e depois minutos em segundos. Nada impede que seja realizado este processo mas multiplicar diretamente por [math] 3600 [/math] deixa os cálculos bem mais ágeis. Assim temos:

[math] 2 \times 3600 = 7200 [/math] segundos

Somando tudo ao final encontramos:

[math] 7200 + 2100 + 20 = 9320 [/math] segundos

Destaque para os submúltiplos do tempo no Sistema Internacional (SI)

São vários os submúltiplos do segundo bastante utilizados e conhecidos no meio científico mas ainda desconhecidos ou mal interpretados do público em geral. Talvez você já tenha ouvido falar de algum deles na tabela abaixo.

Milissegundo Microssegundo Nanossegundo Picossegundo Femtossegundo Atossegundo Zeptossegundo Yoctossegundo
[math] 10^ {-3} [/math] s[math] 10^ {-6} [/math] s[math] 10^ {-9} [/math] s[math] 10^ {-12} [/math] s[math] 10^ {-15} [/math] s[math] 10^ {-18} [/math] s[math] 10^ {-21} [/math] s[math] 10^ {-24} [/math] s

Provavelmente hoje em dia você deve ter ouvido falar do milissegundo. Ultimamente é muito usado para medir o tempo em que se demora para enviar dados pela Internet.

O microssegundo é frequentemente usado para medir fenômenos como reações químicas e atômicas.

No caso do nanossegundo, é comum o seu uso na área de telecomunicações, óptica, pulsos de lasers, eletrônica e ciência da computação.

Temos ainda outras unidades como o Femtossegundo que corresponde a [math] 10^ {-15} [/math] segundos, ou seja, um quadrilionésimo de segundo. Escrito na forma decimal seria equivalente a [math] 0,000000000000001 [/math] segundo.

O femtossegundo está sendo bastante utilizado na medicina através do laser de Femtossegundo. Este tipo de laser vem revolucionando cirurgias de correção de graus de miopia, astigmatismo, hipermetropia ou até mesmo de catarata.

Só a modo de comparação para você imaginar o quanto isso é rápido, um simples piscar de olhos dura em média o tempo de [math] 100 [/math] milissegundos [math] (100 \times 10^ {-3} segundos) [/math].

Instrumentos usados para medir o tempo

A humanidade sempre teve preocupação em registrar os fatos. Marcar a época, o exato momento do ocorrido, identificar o momento futuro. Tudo isso tornou-se prioridade. Conforme a humanidade foi crescendo e evoluindo, ficou impossível não fazer esses registros.

Devido a essa necessidade, diversos instrumentos foram criados. Civilizações antigas utilizavam o sol e as estrelas para acompanhar a duração dos dias e das noites. O calendário, a ampulheta e o relógio são algumas das importantes invenções criadas para medir o tempo.  

Relógio de Sol antigo exposto em Londres
Relógio de Sol antigo exposto em Londres
Clepsidra ou relógio de água
Relógio de água ou clepsidra
ampulheta - medidas de tempo
Ampulheta

A humanidade criou diversos itens devido a enorme necessidade de medir o tempo.

Cronômetro
Cronômetro
Calendário
Calendário
Relógio de pulso
Relógio de pulso

Retornando ao nosso problema inicial

Como que aprendemos já é suficiente descobrir a resposta dada por Marcela.

Lembrando o valor a ser convertido em minutos a pedido de Rafael, vamos por a mão na massa.

O tempo é [math] 8 [/math] anos, [math] 55 [/math] dias, [math] 9 [/math] horas e [math] 15 [/math] minutos. Aqui só precisaremos converter os anos, dias em horas. Tudo para minuto. Então convertemos um item de cada vez e depois somamos. Começaremos pelas horas.

9 horas será igual a:   [math] 9 \times 60 = 540 [/math] minutos

Para a conversão dos dias, vamos ver quantos minutos tem em um dia primeiro.

[math] 1 [/math] dia [math] = 24 [/math] horas

[math] 24 [/math] horas [math] = 24 \times 60 = 1440 [/math] minutos

[math] 55 [/lmath] dias então será igual a:   [math] 55 \times 1440 = 79200 [/math] minutos

Sabendo que um ano tem [math] 365 [/math] dias, então primeiro encontramos quantos minutos tem em um ano.

[math] 1 [/math] ano [math] = 365 [/math] dias

[math] 365 [/math] dias = [math] 365 \times 1.440 = 525.600 [/math] minutos

Em [math] 8 [/math] anos teremos:  [math] 8 \times 525.600 =4.204.800 [/math] minutos

Somando agora todos os valores encontrados temos:

[math] 15 + 540 + 79.200 + 525.600 + 4.204.800 = 4.810.155 [/math] minutos

Assim o tempo encontrado por Marcela foi quatro milhões, oitocentos e dez mil e cento e cinquenta e cinco minutos. Que coisa hein!

Bem só tem mais um detalhe a comentar aqui. Nesse tempo de [math] 8 [/lmath] anos não consideramos anos bissextos. Se fosse mencionado a data exata certamente teríamos que considerá-los.

Vamos praticar um pouco?

"Não permita que aquilo que você não pode fazer interfira naquilo que você pode fazer."

John Wooden

0%

Preparado(a) para praticar? Tome papel e caneta se achar necessário, responda calmamente mas, fique atento ao tempo!

Tempo encerrado!


Criado por ec44eaedf37ee3f12237dbed2b745b41Descomplique a Matemática
logo-descomplique-grandezas

Exercícios sobre Medidas de Tempo

Atenção!

Você terá um tempo máximo de 5 minutos para responder este questionário!

tail spin

1 / 5

1) Qual a quantidade de horas há em uma semana?

2 / 5

2) Frederico estava interessado em participar de uma corrida que acontecerá bem próximo de sua casa. Ele sabe que é capaz de tempo realizar uma volta completa no circuito no tempo de [math] 3 min \ 12 s [/math]. Sabendo que ele pretende dar 35 voltas completas circuito, qual será o tempo total de corrida de Frederico ?

Frederico e a corrida - medidas de tempo

Imagem de brgfx no Freepik

3 / 5

3) Marcela e Nicole saíram para um passeio às [math] 8h \ 15 min [/math] e retornaram às [math] 17h \ 30min [/math]. Quanto tempo durou o passeio?

4 / 5

4) O tempo de [math] 4h \ 28min \ 10s [/math] possui quantos segundos?

5 / 5

5) Ricardo treina handball das [math] 18 [/math] às [math] 20 [/math] horas da noite, de segunda a quinta. Quantos minutos ele treina por semana, considerando que tem dois intervalos de [math] 10 [/math] minutos a cada dia?

jogador de handball
0%

Avalie este questionário!

Continue praticando!

Gostaria de continuar praticando com mais exercícios como do questionário acima?

Se já for inscrito, faça login e procure pela página testes online para acesso imediato.

Agora caso ainda não seja cadastrado aqui no site, clique no botão logo abaixo, cadastre-se e tenha também acesso a algumas de nossas listas disponíveis.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.