Unidades de medida de capacidade

Iniciando as medidas de capacidade

Se você acabou de estudar medidas de comprimento, fique sabendo que nada é diferente para medidas de capacidade. Praticamente tudo que aprendemos lá veremos aqui também. Bem e o que muda? Quase nada. No caso de medidas de capacidade, sua unidade padrão vai se chamar litro. Ao estudar medidas de capacidade, estaremos medindo substâncias que se encontram na forma líquida.

Recipientes com medidas de capacidade
Recipientes para medição de líquidos.

Múltiplos e submúltiplos

Os  submúltiplos do litro mais utilizados são o mililitro [math] (ml) [/math], o centilitro [math] (cl)[/math] e o decilitro [math] (dl) [/math]. Já os múltiplos mais comuns são o decalitro [math] (dal) [/math], o hectolitro [math] (hl) [/math] e o quilolitro [math] (kl) [/math] . Existem muitos outros múltiplos e submúltiplos. Novamente como ocorreu em medidas de comprimento, note que em todos eles, a nomenclatura também é formada por um prefixo específico seguido agora da palavra litro. Leia o tópico medidas de comprimento para entender melhor essa explicação.

Os prefixos das unidades derivadas apresentadas são kilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Lembre-se que esse será um padrão seguido por todas as outras grandezas. Como já foi dito, todas serão construídas da mesma forma. Mais uma vez portanto, destacamos a importância de decorar e entender o significado de cada um.

Vamos agora realizar algumas conversões entre essas unidades.

Leitura e escrita com medidas de capacidade

A leitura e escrita com medidas de capacidade é feita como demonstrado nos exemplos abaixo:

[math] 19,5 \ dal [/math] [math] \longrightarrow [/math] Dezenove decalitros e cinco litros

 [math] 3,78 \ hl [/math] [math] \longrightarrow [/math] Três hectolitros e setenta e oito decilitros

[math] 0,67 \ kl [/math] [math] \longrightarrow [/math] Sessenta e sete centésimos de quilolitros 

Efetuando conversões!

Logo abaixo está exposto a tabela padrão que será utilizada para converter medidas de capacidade. Como é possível ver, a diferença entre a tabela usada em medidas de comprimento é mínima.

Todos os exemplos de conversões utilizados em medidas de comprimento vão se repetir aqui. Para começar vamos efetuar a seguinte conversão: Transformar [math] 427 \ dl [/math] em [math] ml [/math]. Traduzindo: transforme [math] 427 [/math] decilitros em mililitros. Primeiro vamos organizá-lo na tabela.

4 2 7

Agora partimos da coluna principal (nesse caso decilitro), em direção a coluna objetivo (nesse caso mililitro). Avançamos para a direita, lembrando de pular uma coluna de cada vez e completar com zero se alguma estiver vazia.

4 2 7 0 0

Pronto conversão concluída. Podemos dizer que [math] 427 \ dl [/math] equivalem a [math] 42700 \ ml [/math].

Aqui você poderia, caso fosse sua preferência, simplesmente multiplicar o número por [math] 100 [/math]. Isso seria possível porque avançar duas casas para a direita é o mesmo que multiplicar por [math] 100 [/math]. Mas atenção! Só utilize este método quando estiver bem familiarizado com todas as possibilidades de conversão.

Outros exemplos com medidas de capacidade

As medidas de capacidade estão mais próximas do que imaginamos. Façamos mais algumas conversões para entender que não há mistério.

Vamos lá! Imagine a seguinte situação:

copo com medidas em medidas de temperatura
Copo com medidas de capacidade

Carlos desafiou Ricardo com a seguinte questão: " vou encher um copo medidor com [math] 30 [/math] mililitros de água. Você saberia me dizer o valor equivalente a essa medida em litros?"

Bem, fazendo uso da tabela para conversão temos o número posicionado assim:

3 0

E depois da conversão:

0, 0 3 0

Sabendo que Ricardo acertou o desafio proposto, sua resposta foi [math] 0,030 [/math] litros.

Até agora o que fizemos foi novamente avançar colunas para a direita ou para a esquerda. " Sempre uma coluna de cada vez, preenchendo com zeros se necessário, até chegar na chamada "coluna objetivo". Nada de diferente comparando com o que foi feito em medidas de comprimento. Reforçamos mais uma vez que estude também este tópico.

A importância de saber posicionar na tabela.

Vamos a mais um exemplo. Profissionais de saúde lidam o tempo todo com medidas de capacidade. Diversas dosagens de medicações ministradas precisam ser sempre precisas. No rótulo de uma determinada medicação estava escrito: "dosagem de [math] 2,5 \ ml [/math]". Suponha que fosse necessário para um profissional da área converter essa medida para decalitro. O valor dessa dosagem após a conversão seria?

Material médico com medidas
Material hospitalar com medidas

Posicionando o número na tabela temos:

Mililitro [math] (ml) [/math]
2, 5

Aqui temos uma observação importante. O algarismo principal (que deve ficar na coluna principal mililitro) é o dois. Isso se deve a vírgula. Como já foi mencionado, a presença dela marca o ponto de partida. O algarismo cinco precisou ficar em uma coluna após o mililitro. Sim, isso mesmo, existem outras unidades após o mililitro. No momento não precisamos mencioná-las, basta saber que estão lá. O mesmo ocorre no outro extremo da tabela, a esquerda do quilolitro. Assim não contrariamos a regra de posicionamento de colocar somente um único algarismo em cada coluna. Continuando a conversão:

Centilitro [math] (cl) [/math]
0, 0 0 0 2 5

Por fim, encontramos a nossa resposta final: [math] 0,00025 \ dal [/math]

Importante guardar!

Uma equivalência muito comum em medidas de capacidade e importante guardar é esta:

[math] 1 \ l = 1000 \ ml [/math]

 

Operações com medidas de capacidade

As mesmas operações matemáticas que foram realizadas com medidas de comprimento poderão ser efetuadas em medidas de capacidade. Você poderá normalmente somar, subtrair, enfim, desde que todos os itens estejam na mesma unidade. Se isso não ocorrer com ao menos um, a conversão terá que ser feita. Vejamos.

[math] 32,3 \ ml + 5,6 \ dal + 0,91 \ cl = [/math] ?

 

Convertendo cada unidade para litro teremos:

0, 0 3 2 3
5 6
0, 0 0 9 1

[math] 32,3 \ ml = 0,0323 \ l [/math]

[math] 5,6 \ dal = 56 \ l [/math]

[math] 0,91 \ cl = 0,0091 \ l [/math]

 

Agora sim podemos somar todas elas.

[math] 0,0323 \ l + 56,0000 \ l + 0,0091 \ l = 56,0414 \ l [/math]

 

Relações: capacidade X volume

Saiba que existem mais algumas conversões possíveis com medidas de capacidade.  É possível transformar a unidade de medida de capacidade para uma unidade de medida de volume ou vice-versa. Estas são relações importantíssimas que merecem bastante atenção. São elas:

Relações: capacidade x volume

Hora de praticar!

"Não importa se o dia foi bom ou ruim, vá estudar!"

Anônimo

1 - Leonardo precisava despejar [math] 400 \ ml [/math] de água em uma lata de tinta para mistura. Ele tinha em casa um balde contendo duas marcações: um litro e [math] 1,2 [/math] litros. Ele pensou como faria para obter a medida de [math] 400 \ ml [/math] exata com esse balde. Como Leonardo obteve essa medida?

2 - Converta [math] 0,25 \ cl [/math] em [math] ml [/math] e [math] 46 \ l [/math] em [math] hl [/math]:

3 - Um tonel tem capacidade para [math] 327, 8 [/math] decalitros. Sua capacidade em decilitros será?

4 - Uma caixa d'água de [math] 800 [/math] litros está cheia. Sabe-se que foram consumidos 3/5 desse volume em um final de semana. Quantos litros de água ainda restaram na caixa d'água? 

5 - Quantos copinhos de [math] 250 \ mℓ [/math] podemos encher com um galão de [math] 6 [/math] litros de água?

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.