Operações com medidas de comprimento

adição e subtração

3

É fácil mas, sempre ocorre confusão!

Depois fazemos o mesmo procedimento de antes, só que agora avançamos para a esquerda a partir da coluna decímetro. Observe que já temos a primeira coluna (metro), preenchida pelo algarismo um. Deixamos como está e passamos para a próxima coluna (decâmetro). Como não tem algarismo nessa coluna, preenchemos com um zero.

Continuamos avançando para a próxima chegando ao nosso objetivo final. Esta é nossa coluna objetivo agora. Também a preenchemos com um zero só que temos mais um detalhe aqui. Perceba que ao ler o número vamos continuar falando [math] 15 [/math] pois temos dois zeros a frente. 

0 0 1 5

O que fazer então? Simples, precisamos marcar a coluna do hectômetro (coluna objetivo) com uma vírgula. Sempre que alcançarmos a coluna objetivo faremos isso. No primeiro exemplo não foi necessário, porque era o último algarismo de todo o número (algarismo das unidades). Nesse caso não precisa de vírgula. Portanto, teremos ao final, a tabela preenchida assim: 

0, 0 1 5

Aqui precisamos tocar em mais um ponto importante a respeito da escrita e leitura do número após a conversão. O resultado será escrito [math] 0,015 \ hm [/math] na forma abreviada mas, ao ler esse número ou escrevê-lo, devemos falar quinze milésimos de hectômetro. Lembre-se que na verdade só escrevemos [math] 15 [/math] decímetros de outro modo. Tudo porque o número ficou com zeros na parte inteira. Esse tipo de conversão sempre costuma trazer bastante confusão, fique atento!

Neste caso específico, falar "zero, vírgula, zero quinze hectômetros" é até bastante adequado.

Agora avançamos para a nossa "coluna objetivo" no caso aqui o hectômetro. Perceba que já temos todas as colunas preenchidas. Não é necessário completar qualquer coluna com zero. Daí, basta marcar com a vírgula a própria coluna hectômetro. Simples não é mesmo!

Conversão concluída! Dizemos que [math] 5437 \hspace {0,2 cm} m [/math] equivalem a [math] 54,37 \hspace {0,2 cm} hm [/math]. Leitura após a conversão: cinquenta e quatro hectômetros e trinta e sete metros.

É possível somar ou subtrair medidas de comprimento

Ainda podemos somar ou subtrair as medidas de comprimento. para isso, é necessário apenas que todas estejam convertidas em uma mesma unidade. Veja alguns exemplos abaixo:

[math] 1,54 \hspace {0.2 cm} m + 2,01 \hspace {0.2 cm}cm + 0,3 \hspace {0.2 cm} dam = \hspace {0.2 cm} ? [/math]

 

Como é possível observar, as medidas estão em unidades diferentes. Portanto, devemos converte-las em uma única unidade. Vamos escolher o metro para todas. Entenda que só foi possível a escolha aqui porque isso não foi determinado.  Então convertendo cada um em metros temos:

[math] 1,54 \hspace {0.2 cm} m = [/math] não precisa conversão

 [math] 2,01 \hspace {0.2 cm} cm = 0,0201 \hspace {0.2 cm} m [/math]

 [math] 0,3 \hspace {0.2 cm} dam = 3 \hspace {0.2 cm} m [/math]

 

Com as unidades convertidas, agora basta efetuar a soma.

[math] 1,54 \hspace {0.2 cm} m + 0,0201 \hspace {0.2 cm} m + 3 \hspace {0.2 cm} m = \hspace {0.2 cm} ? [/math]

 

Observe na imagem abaixo o posicionamento das vírgulas. Não podemos esquecer que estamos trabalhando com números decimais e suas regras.

Somas de medidas de comprimento

Completando com zeros onde se deve e efetuando a soma obtemos:

Somas de medidas de comprimento

Concluíndo, a medida encontrada foi [math] 4,5601 [/math] metros.

É fácil mas, cuidado para não fazer confusão!

Como é possível observar, as medidas estão em unidades diferentes. Portanto, devemos converte-las em uma única unidade. Vamos escolher o metro para todas. Entenda que só foi possível a escolha aqui porque isso não foi determinado.  Então convertendo cada um em metros temos:

Que tal praticar agora?

"O lucro dos nossos estudos é tornarmo-nos melhores e mais sábios."

Michel de Montaigne

Exercícios sobre conversão de medidas de comprimento

tail spin

Todos os dias Alfredo vai a escola percorrendo um quarteirão. Ao consultar um mapa, descobriu que este quarteirão mede [math] 150 \ m [/math]. Ana Paula, uma grande amiga, um dia o convidou para ir ao shopping. Ele disse que não gostaria de ir porque a distância até lá, era de mais ou menos uns [math] 25 [/math] quarteirões idênticos ao que percorria até a escola. Com estas informações, medida da distância em [math] km [/math] que Alfredo teria percorrido até o shopping se tivesse aceitado o convite de Ana Paula será igual a:

Se convertermos uma medida de [math] 1356,68 \ dm [/math] em [math] dam [/math] teremos:

Somando [math] 3,6 \ cm \ + \ 43,28 \ dam \ + \ 8,3 \ mm \ + \ 0,5 \ m [/math] ; obteremos em metros a medida de valor:

Ao fazer uma conversão, Paulo encontrou o seguinte valor: [math] 34,09 \ cm [/math]. Sabendo que essa medida estava anteriormente representada em metros, podemos afirmar que a representação desse valor antes da conversão era:

Fontes de consulta: https://www.forp.usp.br/restauradora/pg/metrologia/metrologia_med_linea_area/medlinhi.htm

               https://escolakids.uol.com.br/matematica/multiplos-e-submultiplos-do-metro.htm

               https://pt.wikipedia.org/wiki/Metro

               https://www.42frases.com.br/

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.