A multiplicação de números naturais
A multiplicação de naturais facilita bastante diversos cálculos e serve de solução para inúmeros problemas da matemática. Já parou para se perguntar quantas vezes você a utiliza em um dia? Ou em uma semana? Ou ainda em um mês? Vamos juntos aprender um pouco mais sobre ela?
Uma simplificação de somas
A multiplicação de números naturais é uma operação simples de ser efetuada. Dentre as outras, com certeza é a mais comentada. A multiplicação é uma operação que tem na verdade, a função de facilitar o cálculo e a escrita de somas com parcelas iguais. Se por acaso não sabe o que é uma soma ou uma parcela, recomendo que de uma espiadinha no tópico adição de números naturais antes de continuar o conteúdo.
Abaixo temos um modelo bem simples desta simplificação.
[math] 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 = 42 [/math]
[math] 6 \times 7 = 42 [/math]
Na primeira linha temos uma soma com várias parcelas iguais. Contamos a quantidade de "vezes" que o número sete se repete e daí temos a escrita "seis vezes o sete". Utilizamos o operador [math] \times [/math] para representar a palavra "vezes". Ele passa a ser então o nosso operador oficial de cálculo nas multiplicações.
A famosa tabuada
É impossível falar de multiplicação e não lembrar da famosa tabuada. Memorizar seus primeiros resultados será fundamental para um bom domínio desta operação. Abaixo temos imagens das tabuadas do 1 ao 10.
A partir destes resultados, todas as outras tabuadas poderão ser construídas. Uma primeira dica muito importante para memorização é perceber que quase todos os resultados das tabuadas do 1 ao 5 se repetem nas tabuadas do 6 ao 10. Isso ajuda bastante. O motivo é que a multiplicação possui a uma propriedade importante chamada comutativa que será discutida mais adiante.
Aqui cada termo também possui um nome.
Cada termo que compõe uma multiplicação será chamado de fator. Quando a multiplicação de números naturais for de apenas dois fatores, cada um deles também poderá ser chamado por um nome particular como mostrado na imagem abaixo. Já o resultado da operação será chamado de produto.
Multiplicando números com vários algarismos
Quando temos números compostos por dois ou mais algarismos para multiplicar entre si é necessário redobrar a atenção. Isto porque cada algarismo do multiplicador representa agora uma etapa. Dessa forma se o multiplicador possuir dois algarismos teremos duas etapas.
Se o multiplicador for composto por três algarismos teremos três etapas e assim por diante. Ao final de todas essas etapas, devemos somar todos os resultados encontrados. Vejamos um exemplo.
Vamos iniciar a multiplicação dos números 134 e 12. mostrarei passo a passo o que ocorre quando realizamos essa operação. Observe que o multiplicador é formado pelo algarismo 1 representando uma dezena (10) e pelo algarismo dois representando duas unidades.
Iniciamos a "primeira etapa" com o algarismo 2 multiplicando todos os algarismos do multiplicando. Sempre esse início se dá pelas unidades como destacado na cor em vermelho.
Continuando o processo como foi mencionado, desta vez a multiplicação ocorreu com o algarismo das dezenas do multiplicando.
Multiplicando o último algarismo temos seguinte resultado:
Iniciando a próxima etapa
E assim, chegamos ao final da primeira etapa com todos os algarismos do multiplicando calculados. Agora precisamos iniciar a "segunda etapa" do processo. É a vez de multiplicar o algarismo das dezenas do multiplicador por cada um dos algarismos do multiplicando.
Porém, antes de iniciar o cálculo, devemos primeiro posicionar um zero no final do resultado. Isso ocorre porque essa multiplicação será realizada com dezenas. Se no multiplicador tivesse o algarismo das centenas, antes de iniciar os cálculos colocaríamos dois zeros. Observe a imagem abaixo e veja como ficou.
Agora vamos iniciar o processo. Começamos tudo novamente como na primeira etapa.
Por fim, chegamos a terceira e última etapa que é a soma dos resultados anteriores.
No cotidiano costuma-se aplicar a forma resumida desses cálculos, efetuando a adição logo abaixo da multiplicação para dar mais agilidade ao processo. Observe na imagem abaixo como fica mais prático.
A atenção só precisa ser redobrada aqui no momento que ocorrer o chamado "vai um da adição" pois o número que sobe não pode de forma alguma ser colocado na multiplicação. Bem fácil o processo não é mesmo?
Depois de um pouco de prática você verá que é bem tranquilo multiplicar qualquer número. Não esqueça de dar total atenção a tabuada. Agora daremos uma pausa no conteúdo para praticar algumas atividades e nos preparar para conhecer as propriedades da multiplicação.
Que tal praticar um pouco agora?
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
Confúcio
Continue praticando!
Gostaria de continuar praticando com mais exercícios como do questionário acima?
Se já for inscrito, faça login e procure pela página testes online para acesso imediato.
Agora caso ainda não seja cadastrado aqui no site, clique no botão logo abaixo e cadastre-se para também ter acesso a mais algumas de nossas listas disponíveis.
Temas relacionados:
Conjuntos
Relações com Conjuntos
Operações com Conjuntos
Subconjuntos
Algarismos romanos
Operações com algarismos romanos
Operações com algarismos romanos - multiplicação
Sistema de numeração decimal
Números naturais
Adição de números naturais
Propriedades da adição
Subtração de números naturais
Propriedades da multiplicação
Divisão de números naturais
Potenciação de números naturais
Radiciação de números naturais
Conjunto dos números naturais - parte 2